O que é um Full Commerce? O que ele pode fazer?
Full commerce é o serviço de planejamento e terceirização no operação de um e-commerce. Funciona, basicamente, como um representante
invisível dos negócios do e-commerce. Esse representante faz todo o serviço de varejo digital, apresentando-
se como a própria marca. O dono da marca vende seus produtos para a agência de full commerce que, por
sua vez, gerencia todo o processo de venda online deles. O full commerce cuida de todo o seu e-commerce
de maneira profissional e especializada. Ao contratar o serviço, o foco em resultados está em primeiro
plano. Ou seja, toda a parte ligada ao e-commerce fica por conta dos especialistas do full commerce.
Esses especialistas estudam o comportamento do consumidor, além de tomar conta do planejamento e da implantação,
logística, marketing, financeiro, etc., justamente para você faturar mais.
Há várias formas de fazer contratos entre a marca e o serviço de full commerce. A mais comum é estabelecer
uma remuneração variante de acordo com os resultados das vendas. Até então, existem várias maneiras de
contratação e isso é negociável quanto ao serviço. No geral, o cliente (dono da marca) e a empresa (serviço
de full commerce) fixam um plano de negócios. O objetivo final é aumentar os lucros do cliente, fortalecer
a marca e profissionalizar a informação. O que o Full Commerce pode fazer?
Qual a parte da gestão do negócio pode ser terceirizada? Quais partes dentro da empresa o full commerce
poderá ser responsabilizado?
Como o Full Commerce funciona?
Há várias formas de fazer contratos entre a marca e o serviço de full commerce. A mais comum é estabelecer uma remuneração variante de acordo com os resultados das vendas. Até então, existem várias maneiras de contratação e isso é negociável quanto ao serviço.
No geral, o cliente (dono da marca) e a empresa (serviço de full commerce) fixam um plano de negócios. O objetivo final é aumentar os lucros do cliente, fortalecer a marca e profissionalizar a informação.
O que o Full Commerce pode fazer?
Qual a parte da gestão do negócio pode ser terceirizada? Quais partes dentro da empresa o full commerce poderá ser responsabilizado?
- Planejamento
- Implantação da loja
- Operação
- Estocamento de mercadorias
- Meios de pagamento
- Logística
- Marketing
- Atendimento ao cliente
O que necessariamente o Full Commerce precisa?
O modelo mais conhecido é o SaaS (Software como serviço). Essa plataforma não exige a instalação de hardwares e softwares, assim como não necessita também mantê-los e atualizá-los. É necessário somente o acesso à internet. É muito rápido e prático. Além disso, suas vantagens são:
- Custos baixos
- Agilidade
- Flexibilidade de customização
- Facilidade de upgrade
Back Office
Também chamado de “retaguarda”, o back office gerencia a parte dos serviços de uma empresa não ligados diretamente ao cliente. É importante para o e-commerce ganhar escala e efetividade na operação. O back office lida com as seguintes partes:
- Gestão de produto
- Gestão de pedido
- Intermediação entre áreas na empresa
- Organização de vendas, operações etc
Operação
A operação consiste em efetuar a organização tecnológica, integrações e aplicação do conteúdo. Nesta etapa o cliente e o operador full commerce decidem suas funções e aonde cada um consegue agir. A fase de operação passa pelas seguintes etapas:
- Planejamento
- Integrações
- Cadastro do produto
- Layout;
- Pós-venda;
- Comunicação interna
- Conteúdo
- Meios de pagamento e verificação de segurança
- Certificação
- Conteúdo
- Rotinas e processos
Pós-venda
O pós-venda é extremamente importante para a integridade da satisfação do consumidor e da análise desta. É realizado, também pelo back office e gerencia:
- Dúvidas relacionadas a compra (onde está o pedido, pagamento efetivado etc)
- Utilização da loja (quem faz parte da equipe, retirada na loja etc)
- Dúvidas relacionadas ao produto (estoque, descrição, avaliações etc)
- Chat, e-mail e telefone
- Pesquisas de satisfação do consumidor
- Resgate de carrinhos abandonados
Logística
A parte de logística também é acomodada pelo full commerce. Diz respeito a como o produto será armazenado e entregado até o cliente, por exemplo. É importante para:
- Recepção e armazenagem dos produtos
- Estocagem e despacho
- Seguros
- Contato com transportadoras
- Logística reversa (troca ou devolução do produto)
- Resgate de carrinhos abandonados
Financeiro
Não basta vender, a análise das vendas e seus resultados é muito relevante. A parte do financeiro no full commerce é responsável por:
- Nota fiscal
- Controle do fluxo de caixa
- Valores de venda
- Valores de frete
- Taxas envolvidas
- Impostos
Marketing
O marketing dentro do full commerce lida com toda a parte de estratégia e promoção. Ele gerencia as áreas de:
- Social Media
- Remarketing
- Market Place
- ROI (retorno sobre investimento);
- Criação de promoções
- Relatórios
O que uma marca ganha com isso?
Após analisar todos os pontos do full commerce, é necessário considerar se é adequado ao seu modelo de negócio. Levando em conta que o full commerce pode ser aplicado em qualquer escola de comércio online, podemos colocar em tópicos suas vantagens objetivas:
- ● Análises de um especialista
- ● Rentabilidade
- ● Facilidade no desenvolvimento de um e-commerce novo;
- ● Gestão compartilhada
- ● Eficiência tecnológica
- ● Maior competitividade no mercado
- Remarketing
- Market Place
- ROI (retorno sobre investimento);
- Criação de promoções
- Relatórios
Como o full commerce pode ser uma estratégia para minha empresa?
O modelo do full commerce ainda está crescendo no Brasil e já é uma tendência para as empresas. Ele dá a oportunidade ao varejista de cuidar de outras funções do negócio, pois não tem que gerir seu e-commerce sozinho.
Levando em conta que o mercado está cada vez mais acirrado na concorrência, é preciso manejar com cautela todos os pontos dentro do negócio. Deixando a parte do varejo digital nas mãos de especialistas, é possível focar a atenção em outros pontos importantes também.
Um caso: E-Crown Group
A E-Crown Group é uma empresa de full commerce e full service. Ela faz o serviço de e-commerce no Brasil de fornecedoras como NVIDIA, LaCie, Wacom, Logitech e várias outras, destacando produtos de linha profissional. É uma empresa focada em tecnologia e em e-commerce B2B e B2C. Seus sites são exclusivos para cada fabricante. Vale dar uma conferida!