Como o Watson da IBM pode criar uma chatbot para seu e-commerce?

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Os chatbots estão presentes em todo lugar da web. São excelentes para o atendimento em Facebook, sites de e-commerce e outras várias funções. Já pensou em utilizar um chatbot para seu e-commerce? Você sabe como criar ou escolher um software para seu chatbot?

Como funcionam os chatbots?

Ao contrário do que parece, desenvolver um chatbot pode ser muito simples. Mais para frente falaremos da ferramenta Watson, da IBM, mas por enquanto vamos explicar como a brincadeira funciona.

O chatbot é, na realidade, um software programado como uma função. Para cada pergunta, ele procura em seu banco de dados uma resposta para o usuário por meio de palavras-chave. Seu banco de dados é datado de informações referentes às necessidades da empresa. Isso inclui fotos, vocabulário próprio, perguntas prováveis, respostas pré-estabelecidas, etc.

Existem vários tipos de chatbots, sejam eles com ou sem inteligência artificial.

Aqueles sem inteligência artificial, funcionam com uma base de regras e funções pelo fluxo do que o usuário está respondendo. Assim, ele o encaminha para a melhor solução possível.

Já aqueles com inteligência artificial têm o chamado “machine learning”, que permite aprender e criar novas respostas ao usuário. Além do banco de dados, eles usam também o histórico de busca e perguntas dos usuários. Fazendo, assim, uma conversa muito mais natural, parecendo um ser humano.

Quais as vantagens de utilizar um chatbot para seu e-commerce?

Pela capacidade de personalização dos chatbots, fica muito mais fácil e tranquilo criar laços mais fortes com seus clientes, por exemplo. Outras vantagens são:

Redução de custos

Os chatbots têm a capacidade de atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo, sem você pagar um salário para eles. Além disso, pelo fato de atenderem o tempo todo, podem vender mais também.

Rapidez e full time

Como dito, após instalados no sistema de aprendimento, os chatbots podem atender 24h por dia e com muita rapidez nas respostas. Além de agradar os clientes, pode gerar mais leads e compras.

Personalização – do jeitinho do cliente

O chatbot é personalizável. Significa que a empresa pode fazer a linguagem dele se aproximar mais de seu público-alvo. Isso torna a experiência do cliente muito mais agradável e satisfatória. Mesmo que o cliente saiba que está sendo atendido por um robô, ele pode gostar muito de um atendimento que fale a mesma língua dele.

Múltiplos canais – tudo em um

Após configurar especificamente seu chatbot para seu e-commerce, ele pode ser usado em várias plataformas. Facebook, Instagram, sites, aplicativos e outros podem ser atendidos na mesma qualidade usando o mesmo software.

O que é Watson?

Watson é um software, um sistema de inteligência cognitiva. Por ser uma inteligência cognitiva, ele pode aprender constantemente. Muitas vezes a inteligência artificial não consegue aprender com tanta facilidade. Esse é o diferencial do Watson.

Outro grande fator a considerar é sua utilidade. A capacidade de criação com a ferramenta Watson é gigantesca, e a boa notícia é que está disponível no site da IBM, em seu sistema de armazenamento IBM Cloud.

Aqui no Brasil, Watson está fazendo sucesso. Já foi usado em hospitais no Sul, para reconhecimento facial e tratamento com câncer, esbanjando seu potencial de reconhecimento visual e de voz.

E aonde estão os chatbots?

A IBM disponibiliza o Watson para qualquer um desenvolver um chatbot, você pode ver neste link. Você será levado para o sistema IBM Cloud e lá terá tempo suficiente para desenvolver seu chatbot.

No princípio, é excelente para seu e-commerce, principalmente se você está começando e não tem muito capital. Entretanto, sem pagar, as opções são um pouco limitadas, mas com o tempo, investi num chatbot especializado para sua empresa é uma questão primordial para seus negócios.

Você gostou da ideia de criar seu próprio chatbot ou já tinha criado um? Conta mais pra gente!

 

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